Dissertação de Mestrado

COMPOSIÇÃO MUSICAL: PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DE INSTRUMENTALISTAS DE SOPRO

Entre os anos 2013 e 2015 o músico Felipe Moritz obteve o título de Mestre em Música pela UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC. A sua pesquisa enfocou a composição musical e os processos de aprendizagem de instrumentistas de sopro. Aos interessados, segue abaixo o resumo da dissertação, bem como o arquivo em PDF para download.

Resumo:

MORITZ, Felipe Arthur. Composição musical: processos de aprendizagem de instrumentistas de sopro. 2015. 135 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade do Estado de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Música, Florianópolis, 2015.

​Esta pesquisa investiga os processos de aprendizagem, no que se refere à composição musical, de três instrumentistas de sopro catarinenses, procurando evidenciar como esta prática contribui na aprendizagem musical destes músicos. Para isso, realizou-se um estudo multicaso, dentro de uma abordagem qualitativa, com instrumentistas profissionais, membros de uma banda de música catarinense. Como técnica de pesquisa, optou-se pela utilização de três modelos agregados: a entrevista semiestruturada, o Grupo Focal e o Portfólio. Os referenciais teóricos que nortearam este trabalho foram: Wilkins (2006), que embasa os processos de ensino e aprendizagem da composição musical; e Illeris (2013), que traz suporte à aprendizagem humana, através de uma visão contemporânea. As categorias de análise centraram-se em cinco modalidades: a) os músicos participantes, sua formação e experiências musicais; b) as influências das bandas na formação musical dos participantes da pesquisa; c) a tomada de decisões composicionais; d) a análise das composições; e) as percepções dos músicos sobre os processos de aprendizagem da composição. Os resultados descrevem o cenário de aprendizagem, as tomadas de decisões composicionais e os processos de aprendizagem da composição de três instrumentistas pesquisados. As considerações finais trazem reflexões acerca do processo de pesquisa, dos dados recolhidos, e também apresentam sugestões para pesquisas futuras.

​Palavras-chave: Composição musical. Instrumentistas de sopro. Processos de aprendizagem.

Trabalho de Conclusão de Curso – TCC:

SAXOFONE: REFLEXÕES SOBRE A APRENDIZAGEM E A PRÁTICA DESTE INSTRUMENTO

Entre os anos 1999 e 2003 o músico Felipe A. Moritz obteve o título de Licenciatura em Educação Artística – Habilitação em Música pela UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC. A sua pesquisa enfocou o Saxofone: reflexões sobre a aprendizagem e a prática deste instrumento. Aos interessados, segue abaixo o resumo do TCC, bem como o arquivo em PDF para download.

Resumo:

Este trabalho trata de situar a realidade das divergências na prática pedagógica do saxofone a partir de relatos e depoimentos de músicos e aprendizes. Toma como fonte de pesquisa métodos e apostilas disponíveis no mercado brasileiro bem como entrevistas e questionários realizados com saxofonistas profissionais que atuam no meio musical. São descritos assuntos polêmicos desta prática, argumentações controversas, apontando-se para as razões das contradições presentes no cenário musical saxofonístico brasileiro, entre elas: o autodidatismo e a realidade prático/pedagógica nas instituições musicais.

Palavras-chave: Saxofone. Contradições Pedagógicas.